Artigos
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O Papel do Carbonato de Cálcio na Redução da Mortalidade Materna e Perinatal
Categoria: Ciências da Saúde Subcategoria: Saúde Pública
A suplementação de carbonato de cálcio na gestação tem sido amplamente recomendada como estratégia para reduzir a morbimortalidade materna e perinatal, especialmente em populações com baixa ingestão dietética de cálcio. Estudos demonstram que a ingestão adequada desse mineral pode reduzir significativamente o risco de distúrbios hipertensivos gestacionais, como a pré-eclâmpsia e eclâmpsia, condições associadas a complicações maternas graves, parto prematuro e maior risco de mortalidade neonatal. Este artigo de revisão busca sintetizar as evidências científicas mais recentes sobre o impacto da suplementação de carbonato de cálcio na saúde materno-fetal, abordando os mecanismos fisiológicos envolvidos, diretrizes internacionais e nacionais, além dos desafios na implementação dessa estratégia no pré-natal. A análise dos estudos selecionados reforça a importância da suplementação universal de cálcio, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil, como medida eficaz para reduzir complicações obstétricas e promover a saúde materna e infantil.
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O Poder Coercitivo do Conselho Tutelar
Categoria: Ciências Humanas Subcategoria: Direito
O presente artigo discute o caráter coercitivo das deliberações do Conselho Tutelar, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na jurisprudência pertinente. O estudo analisa a autonomia do órgão, a legalidade de suas decisões e os desafios enfrentados para garantir sua eficácia. Além disso, são abordadas as implicações jurídicas do não cumprimento de suas determinações, bem como a necessidade de suporte técnico jurídico para reforçar sua atuação.
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Eficiência Operacional das Concessionárias Privadas na Distribuição de Água Potável no Rio de Janeiro
Categoria: Engenharias Subcategoria: Engenharia Ambiental
Este artigo examina a eficiência operacional das concessionárias privadas responsáveis pela distribuição de água potável na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, após a implementação do Novo Marco do Saneamento. A pesquisa investiga os desafios e as oportunidades no processo de universalização do acesso à água, analisando os investimentos, as perdas hídricas e as mudanças percebidas pela população. A comparação entre a gestão pública e a atuação privada destaca os principais avanços e obstáculos encontrados, fornecendo uma visão crítica sobre a sustentabilidade e a eficácia das práticas adotadas. A análise revela que, apesar de avanços significativos, as melhorias não são uniformes para toda a população, e desafios como aceitação pública e fiscalização ainda precisam ser superados para garantir a universalização do serviço.
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Prevenção de agravos e tratamentos de úlceras diabéticas
Categoria: Ciências da Saúde Subcategoria: Enfermagem
A Diabetes Mellitus é caracterizada como uma síndrome metabólica de origem multifatorial, causada pela produção inadequada de insulina no pâncreas, resultando em hiperglicemia. Nesse contexto, a úlcera diabética é uma das principais complicações da doença, sendo caracterizada por infecção, ulceração e/ou perda de tecidos moles, decorrente de alterações neurológicas e da presença de doença arterial periférica nos membros inferiores. O objetivo deste estudo foi identificar as ações de prevenção de úlceras diabéticas, além de descrever as principais formas de tratamento. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, utilizando como fontes de dados a Biblioteca Virtual em Saúde, o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, a Base de Dados de Enfermagem e o Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. A amostra final foi composta por nove artigos que atenderam ao objetivo proposto para a revisão, selecionados após leitura e análise dos títulos e resumos de 71 artigos encontrados na primeira etapa de busca e seleção. A partir da análise dos artigos, foram identificadas importantes ações realizadas pelos enfermeiros na prevenção e tratamento de úlceras diabéticas, tais como a higiene e inspeção dos pés, ações educativas em saúde e o incentivo à adesão ao tratamento medicamentoso para o controle da doença, entre outras.
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La fantasía en el cuento “Las cosas” de Manuel Rivas
Categoria: Artes e Letras Subcategoria: Literatura
O propósito deste trabalho é apresentar um estudo sobre a fantasia no conto "As Coisas" do livro Que me queres amor? do escritor espanhol Manuel Rivas. Este trabalho será abordado em dois segmentos: na primeira parte vamos analisar a fantasia relacionada à teoria de Todorov, apoiando o maravilhoso, o estranho e o fantástico. Na segunda parte, observaremos a fantasia dentro do conto de Rivas, analisando os objetos personificados, a escuridão e como cada um imagina como foi o assassinato.
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Minha jornada como professora com deficiência física motora
Categoria: Ciências Sociais Aplicadas Subcategoria: Educação
Este artigo relata a experiência pessoal da autora como futura professora com deficiência física motora de Letras Língua Portuguesa a autora Compartilha seus desafios e conquistas ao longo de sua jornada acadêmica e profissional, destacando a importância da perseverança, determinação e inclusão .
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Hortas nas Escolas: Estratégias Sustentáveis para a Educação Ambiental e Produção Agroecológica.
Categoria: Ciências Agrárias Subcategoria: Agronomia
O projeto "Hortas nas Escolas" visou implementar vermicompostagem e promover a produção sustentável de hortaliças nas escolas, com foco na educação ambiental. A metodologia incluiu atividades práticas, capacitações para alunos e educadores, e a criação de hortas com o uso de minhocas californianas e materiais orgânicos. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o projeto foi apresentado, destacando a importância da adubação orgânica. Apesar de desafios, como mudanças e interferências externas, o projeto teve sucesso, integrando as hortaliças ao cardápio escolar e gerando interesse para sua expansão, promovendo a sustentabilidade alimentar.
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Educação Inclusiva: Uma intervenção no serviço de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
Categoria: Ciências Sociais Aplicadas Subcategoria: Educação
O Presente relatório científico tem como título: Educação inclusiva: uma intervenção no serviço de atendimento educacional especializado de um aluno com TEA. Seu objetivo geral consiste em apresentar as ações e o contato que foram desenvolvidos no campo de observação numa escola do município de Manaus, bem como especificamente, elaborar um Plano Educacional Individualizado (PEI) e mostrar como as tecnologias assistivas auxiliam nas dificuldades do aluno com TEA. Faremos uma análise quantas práticas educacionais envolvendo a educação especial numa perspectiva inclusiva, trazendo aportes teóricos para fundamentar e ou confrontar tais práticas desenvolvidas. Os autores usados como base são: Alves (2006), Brasil (1994, 1996, 1998, 2004, 2007), Silva (2010), Walter (2017). Trata-se de uma metodologia básica, de forma qualitativa, tendo com objetivo exploratório com a utilização dos procedimentos bibliográficos, descritivo e observacional. Contudo, busca-se uma reflexão imparcial, a fim de, percorrer caminhos para conhecer a realidade.
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Educação e Tecnologia: O desafio da formação da Criança das séries iniciais na era digital
Categoria: Ciências Sociais Aplicadas Subcategoria: Educação
Esta monografia, “Educação e Tecnologia: desafios da formação da criança das séries iniciais na Era digital”, tem como principal objetivo analisar o uso das tecnologias como recurso pedagógico no processo de aprendizagem da criança nas séries iniciais, abordando, os diversos desafios e dificuldades que os educadores têm enfrentado para incluir seus alunos e suas metodologias no mundo tecnológico. Esse projeto permitiu observar como os professores das séries iniciais relacionam as tecnologias em sua prática docente e a falta de infraestruturas nas escolas. Mesmo com várias tecnologias de ponta, ainda existem professores com grandes dificuldades no gerenciamento do planejamento, o que dificulta o uso das tecnologias em sua prática. Por isso, essa pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: “O que é tecnologia?”, “As tecnologias educam?”, “Como utilizar as tecnologias na educação da criança?” “Em que medida as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) facilitam a aprendizagem?”, “Quais as tecnologias educacionais?” Dessa forma, como objetivos específicos esta pesquisa buscou relacionar tecnologia e educação, analisando as possibilidades de incluir as tecnologias na educação da criança, contextualizando sua importância nesse processo, como ferramentas aliadas ao ensino desde as séries iniciais, identificando a utilização das TICs e verificando de que forma ou se os professores as utilizam, concluindo assim a pesquisa. Esse estudo possui uma metodologia básica, de forma qualitativa, com objetivo exploratório e procedimento bibliográfico, descritivo e observacional. Dentre as bases teóricas estão: Pierre Lévy (1993 e 1999); Cláudia Lopes Pocho (2009); Robson Pequeno de Sousa; L. R. G Alves (2001); Mercado (2002); Cysneiros (2000); Vieira Pinto (2005); Warschauer (2006); (Rodrigues, 2001); Vygotsky (1998); Piaget (1973), entre outros. Nessa pesquisa, nos debruçamos na densa compreensão da relação entre Educação e Tecnologia e nas questões do processo de ensino e aprendizagem com a utilização das TICs no processo educativo.
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Evolução Histórica e Transformações Sociais No Surgimento Dos Direitos Fundamentais.
Categoria: Ciências Humanas Subcategoria: Direito
RESUMO Este artigo examina a evolução histórica dos Direitos Fundamentais, desde suas raízes na Grécia Antiga até os marcos das revoluções liberais. Destaca-se como esses direitos, concebidos como inatos e universais, foram progressivamente reconhecidos e incorporados nas constituições nacionais, desempenhando um papel essencial na proteção dos indivíduos. A pesquisa adota uma abordagem histórica e revisão bibliográfica para analisar as transformações sociais que impulsionaram o surgimento e a consolidação dos Direitos Fundamentais, evidenciando sua relevância na sociedade contemporânea. Além de serem pilares da ordem democrática e da justiça, tais direitos influenciam diretamente as práticas jurídicas e fomentam reflexões teóricas que contribuem para o aprimoramento das normas e do sistema legal.
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HOLOCAUSTO BRASILEIRO: análise histórica da asfixia dos Direitos Humanos e reflexos na atualidade com a luta antimanicomial e a Lei da Reforma Psiquiátrica
Categoria: Ciências Humanas Subcategoria: Direito
Resumo: Este artigo investiga a história dos manicômios no Brasil, destacando o caso do Hospital Colônia de Barbacena, e discute a ausência de direitos humanos para as vítimas ali internadas. Realiza-se também um paralelo com o movimento antimanicomial e a reforma psiquiátrica, abordando a situação atual e os desafios enfrentados. As considerações finais destacam a falta de estrutura adequada no tratamento psíquico pós-reforma, sugerindo que sem recursos e preparo adequados, a desospitalização radical pode ser tão prejudicial quanto o passado, fazendo alusão ao "Holocausto Brasileiro" em Barbacena. A pesquisa enfatiza a necessidade contínua de investimentos e aprimoramento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e questiona a nova resolução CNJ 487/2023, que pode ser prematura e prejudicial, recomendando cautela e uma transição responsável para evitar repetição de erros históricos
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O design instrucional como estratégia para potencializar o ensino e aprendizagem
Categoria: Ciências Sociais Aplicadas Subcategoria: Educação
O presente artigo teve como objetivo explorar o Design Instrucional (DI) como uma abordagem estratégica para potencializar o processo de ensino e aprendizagem no contexto educacional contemporâneo, evidenciando as vantagens e desvantagens dessa prática. Abordou-se a evolução histórica do DI, seus fundamentos teóricos e sua relação com a Educação a Distância (EaD), destacando o papel do modelo ADDIE como ferramenta estruturada no planejamento educacional. O artigo também analisou as vantagens, limitações e desafios dessa metodologia, além de ressaltar a necessidade de integração entre inovação pedagógica, ensino personalizado e formação docente para atender às demandas educacionais atuais. O estudo foi realizado em forma de pesquisa bibliográfica, onde foi explorado vários autores. Tratou no primeiro momento o conceito de DI, seguindo da suas práticas no contexto educacional, em seguida abordou as vantagens e desvantagens dessa prática, finalizando com uma breve conclusão sobre o tema. Conclui-se que o DI é essencial para transformar o ambiente do aprender, promovendo a personalização e eficácia dos processos educativos. Contudo, a aplicação dessa metodologia requer a superação de desafios, e a rigidez de algumas abordagens, o tempo necessário para a elaboração de materiais e a formação contínua dos educadores. A integração entre inovação pedagógica, infraestrutura adequada e motivação dos estudantes é essencial para promover aulas dinâmicas, significativas e alinhadas às demandas contemporâneas.
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Desigualdade Socioespacial e Escassez de Áreas Verdes nas Periferias de São Paulo: Impactos na Qualidade de Vida e Saúde Urbana
Categoria: Artes e Letras Subcategoria: Arquitetura
Este artigo discute a desigualdade socioespacial na cidade de São Paulo, destacando a falta de áreas verdes e espaços de lazer nas regiões periféricas, como Guaianases e Lajeado, em contraste com bairros nobres como Sé, Pinheiros e Vila Mariana. A ausência de vegetação e infraestrutura de lazer nas periferias afeta negativamente a qualidade de vida, contribuindo para problemas ambientais como enchentes e ilhas de calor, além de impactar a saúde física e mental dos moradores. O estudo analisa dados orçamentários municipais e pesquisas governamentais, evidenciando disparidades na distribuição de recursos e reforçando a necessidade de políticas públicas mais equitativas para promover a inclusão e o desenvolvimento sustentável.
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Professores com deficiência em sala de aula
Categoria: Ciências Sociais Aplicadas Subcategoria: Educação
Minha jornada educacional foi marcada por desafios e conquistas. Como ex-aluna de ensino fundamental e médio e atual estagiária, percebi a importância de uma educação inclusiva e acessível. Como professora com deficiência física motora, quase formada no ensino superior, estou ansiosa para começar minha carreira e contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
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Ensino e treinamento através de Serious game na indústria farmacêutica
Categoria: Ciências Sociais Aplicadas Subcategoria: Educação
Com o advento da computação e a evolução da tecnologia da informação, as empresas passaram a adotar novos meios de desenvolver as capacidades técnicas de seus colaboradores. Além de reduzir custo e minimizar o impacto das falhas humanas em processos, muitas empresas passaram a utilizar programas computacionais baseados em Serious Game. A simulação através dos jogos tornou o treinamento mais assertivo e menos cansativo, além disso, trouxe diversas novidades que antes não eram possíveis em treinamento tradicionais (teoria passada por instrutores). Este artigo irá apresentar alguns treinamentos, oferecidos pela empresa Imagem em Alta, para a força de vendas da indústria farmacêutica. Muitos games são baseados em modelos de negócios existentes na indústria farmacêutica e os jogos criados são aplicativos disponibilizados para tablets e celulares. Os projetos são criados em parceria com o departamento de marketing/treinamento visando geração de conhecimento. Como iremos ver, os resultados são superiores ao treinamento tradicional que ainda são oferecidos pelas empresas.
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Benefícios de uma avaliação e intervenção no desenvolvimento motor em Crianças com Síndrome de Down: Um estudo de caso.
Categoria: Ciências da Saúde Subcategoria: Fisioterapia
A Síndrome de Down (SD) é uma condição de origem genética, essa população apresenta características físicas específicas e alterações no desenvolvimento motor que afetam a qualidade e vida dessa população. Nesse intuito, este estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento motor de uma criança com Síndrome de Down e verificar os efeitos de uma intervenção motora específica. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, realizada com um menino com Síndrome de Down, no qual utilizou-se como coleta dos dados um questionário para os pais, testes da Escala de Desenvolvimento Motor – EDM para analisar a motricidade fina e global, esquema corporal, equilíbrio, organização espacial, temporal/linguagem e lateralidade antes e após um protocolo específico de exercícios, duas vezes na semana, com duração de 1hora, por 24 semanas. Após as intervenções o quociente motor continuou classificado como muito inferior, porém mostraram avanços positivos nas áreas da motricidade fina, motricidade global e equilíbrio, aumentando assim, sua idade motora geral de 6,6 para 7,6. Considerando as informações, fica evidente que o protocolo de treinamento específico é benéfico, seguro e eficiente quando usado no desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down, pois proporciona uma evolução em seu desenvolvimento, contribuindo assim, para um melhor desempenho social e na qualidade de vida.
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Formação De Leitores Críticos Na Rede Pública: Desafios E Estratégias De Incentivo À Leitura No Ensino Fundamental
Categoria: Ciências Sociais Aplicadas Subcategoria: Educação
Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias utilizadas na formação de leitores críticos na rede pública de ensino, bem como os desafios enfrentados pelos docentes nesse processo. Para contextualizar a discussão, inicialmente serão abordados os conceitos de leitura crítica e suas implicações na formação do estudante. Posteriormente, serão discutidas as metodologias e práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento dessa habilidade. Por fim, abordar-se-ão as dificuldades estruturais e didáticas encontradas no ensino fundamental, bem como propostas para aprimorar a formação do leitor crítico. O estudo é baseado em uma revisão bibliográfica de produções acadêmicas que discutem o tema.
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Reabilitação estética e funcional em paciente com hipertensão: relato de caso.
Categoria: Ciências da Saúde Subcategoria: Odontologia
O objetivo do presente trabalho e descrever a evolução do tratamento da paciente hipertensa de clinica integrada II, no segundo semestre do ano de 2024, atendida por mim Thays de Aguiar e pela minha dupla Leticia Silva Barbosa. A paciente queixava- se de ‘‘inflamacao nos dentes’’ apresentava grande problema de higiene oral e perda óssea significativa na região de molares superiores, restaurações insatisfatórias e um elemento com necrose pulpar com lesão periapical. Dentre o plano de tratamento foram planejados a extração do elemento 26, tratamento endodôntico do elemento 14, troca das restaurações insatisfatórias dos elementos dentários 26 e 27, alem da futura PPR a ser confeccionada tanto para o arco inferior quando para o superior, visando restabelecer a estética e a função mastigatória da paciente.
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Polimento de restaurações em amálgama em busca de promover durabilidade e saúde bucal ao paciente – Relato de caso clínico
Categoria: Ciências da Saúde Subcategoria: Odontologia
objetiva-se com esse trabalho descrever um caso de reabilitação estética e preventiva através do polimento de restaurações em amalgama que a princípio encontra-se foscas, sem brilho e com micro corrosões que facilitam o acumulo do biofilme e consequentemente a degradação do remanescente dental e aumenta a chance de cárie secundária. Paciente queixa-se da aparência atual dos dentes devido as restaurações de cores escuras e sem brilho. O plano de tratamento proposto foi o polimento das restaurações citadas. diante do caso supracitado, conclui-se que o polimento proporcionará ao paciente uma boa saúde bucal, a prevenção de futuras infiltrações e carie secundária, além da estima pela estética, promovendo brilho e lisura, em um tratamento conservador.
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Policistose renal em felinos domésticos
Categoria: Ciências Agrárias Subcategoria: Medicina Veterinária
A policistose renal ou doença renal policística, também conhecida como polycystic kidney disease (PKD) é uma doença congênita autossômica dominante, que se caracteriza pelo desenvolvimento de cistos renais com crescimento progressivo. Comumente diagnosticada em gatos, principalmente da raça Persa, Himalaio, exótico, Chartreux e mestiços, sem distinção por coloração da pelagem ou sexo. O presente trabalho tem como objetivo trazer um aprofundamento sobre a DRP, enfermidade que possui relativa gravidade. Outro ponto importante é o diagnóstico precoce, para retirar animais acometidos da reprodução, impedindo a disseminação da doença, uma vez que não há cura para tal. Ou seja, a DRP em felinos é hereditária e mais prevalente em gatos da raça persa e derivadas.
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