Perguntas frequentes
Sumário
- Qual o número de páginas para publicar um artigo?
- Posso republicar um artigo que publiquei em outro lugar?
- Quanto tempo após a submissão ocorre a revisão?
- Após a revisão, quanto tempo o artigo será publicado?
- A revista possui ISSN?
- Como funciona o processo de revisão por pares?
- A Revista fornece certificado de publicação?
- Irei necessitar de uma declaração personalizada para minha pós-graduação ou concurso público. É possível fornecer?
- A publicação de artigo é válida como título?
- Como cadastrar meu artigo na plataforma lattes?
- Como localizo o DOiI do meu artigo?
- Como funciona a formatação do artigo?
- Optei por uma revisão paga. O que acontece se meu artigo for rejeitado?
- No processo de revisão, o revisor faz alguma alteração no meu artigo?
Qual o número de páginas para publicar um artigo?
Entre 5 e 25 páginas, incluindo referências, tabelas e figuras.
Todas as normas de publicação se encontram disponíveis AQUI.
Posso republicar um artigo que publiquei em outro lugar?
Caso o artigo já tenha sido publicado em outra revista científica, não é possível a publicação.
Excepcionalmente, admite-se a publicação de produções científicas veiculadas anteriormente no formato de livro (obras em coautoria, ISBN).
Quanto tempo após a submissão ocorre a revisão?
O prazo de revisão varia por modadalide, sendo a menor de até 72 horas.
Após a revisão, quanto tempo o artigo será publicado?
Imediatamente, pois a revista é online e de fluxo contínuo.
A revista possui ISSN?
Sim, possui! A informação pode ser também verificada em consulta ao Portal do ISSN (clique AQUI).
Como funciona o processo de revisão por pares?
Todos os usuários da plataforma possuem à disposição o serviço de revisão por pares, cujo serviço é gratuito.
Os revisores são profissionais com título acadêmico mínimo de mestre, na respectiva área do saber.
A escolha do revisor é feita aleatoriamente pelo sistema, como forma de garantir a imparcialidade.
A decisão final sobre a publicação é do Comitê Editorial, com base na avaliação recebida e nas diretrizes editoriais.
A Revista fornece certificado de publicação?
Sim. Confira um exemplo:

Irei necessitar de uma declaração personalizada para minha pós-graduação ou concurso público. É possível fornecer?
Sim, é possível. Após publicado, basta acessar seu arquivo e clicar no botão de “Solicitar declaração”.

A publicação de artigo é válida como título?
Após revisado e aprovado, sim. É necessário, todavia, analisar se o edital do concurso público contempla essa hipótese de título.
Exemplos de editais que complam essa previsão (e que nossa revista atende os requisitos):
– TRF2 (Juiz Federal)
– TJSC (Juiz de Direito)
– TJSP (Juiz de Direito)
– MPMG (Promotor de Justiça)
– TJMT (Juiz de Direito)
– PGM-Macaé (Procurador Municipal)
– TCDF (Procurador de Contas)
– PCSC (Delegado)
Como cadastrar meu artigo na plataforma lattes?
As informações necessárias ao cadastro na plataforma lattes se encontram na página de visualização do seu artigo, ao final, na seção “como citar este texto”. Caso deseje informar a página de localização do artigo dentro da edição, identique-a em “como citar este texto” (ex. n. 4) e localize a edição correspondente no menu “Edições”.

Na página que abrir, clique em “Edição completa”. Exemplo:

Como localizo o DOiI do meu artigo?
No final da página, em “Como citar”. Exemplo:

Como funciona a formatação do artigo?
Após clicar no botão “Submeter texto”, será aberta uma página de cadastro do artigo. Nela haverá uma caixa de texto para colar o corpo do artigo. Após colar, basta identificar o que é capítulo, subcatítulo, citação ou texto normal. Para isso, bastate selecionar e clicar no botão apropriado:

Ao fazer isso, o texto ficará automaticamente formatado e apropriado à publicação.
Optei por uma revisão paga. O que acontece se meu artigo for rejeitado?
Inicialmente, é importante esclarecer que antes de qualquer rejeição o revisor irá indicar claramente os ajustes necessários, os quais, de uma forma geral, se referem a pontos formais (ex.: ausência de referência bibliográfica), de fácil saneamento. Se o autor não atender, segue-se para rejeição. Embora o pagamento da ajuda de custo se refira ao processo de revisão (que, a rigor, é executado), e não à veiculação em si do artigo (que é gratuita), temos por praxe disponibilizar o ressarcimento de 50% do valor, mediante solicitação do autor, a ser feita no prazo de 30 dias a contar da rejeição.
No processo de revisão, o revisor faz alguma alteração no meu artigo?
Não, o revisor não realiza alterações diretas no seu artigo. Nas revistas científicas, tanto nacional como internacionalmente, espera-se que o manuscrito seja submetido seguindo a estrutura, as normas e o formato exigidos pela publicação. A impossibilidade de modificações pelo revisor existe também para preservar a integridade do trabalho e evitar alterações indevidas. Assim, o papel do revisor é restrito a avaliar o conteúdo e apresentar observações, sugestões e eventuais correções, ficando a implementação dessas mudanças sob responsabilidade exclusiva do autor.