Série ChatGPT acadêmico: como formatar sua bibliografia de acordo com a ABNT de forma fácil, rápida e precisa

Foto do Autor
Helena Martins Carvalho 02/01/2025
Categoria: Conteúdo interdiciplinar Subcategoria: Escrita científica

Curriculo do autor: Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de Coimbra. Graduação em Letras pela UFMG. Atua em pesquisa e ensino de literatura brasileira e comparada. Com ampla experiência em redação acadêmica, ministra workshops e consultorias em escrita científica, além de possuir publicações de destaque em estudos literários e comunicação acadêmica. É fluente em inglês e espanhol, com conhecimentos intermediários em italiano.

Iniciarei uma série de textos que tem por objetivo explorar o potencial do ChatGPT na escrita científica. Como uma entusiasmada da ferramenta, acredito que surgiu para marcar uma nova era da revolução tecnológica. No passado, as máquinas surgiram para reduzir trabalhos mecânicos, otimizando os recursos humanos. Acredito que a IA chegou para o mesmo fim! Jamais para substituir um humano na escrita criativa, como nunca substituiu integralmente nos processos industriais. O papel será agir como um assessor, executando tarefas acessórias.

E aqui destaco a primeira utilidade: adequar uma bibliografia ao padrão de formatação técnico (ABNT, APA etc.).

Sei que formatar referências no padrão da ABNT pode ser uma tarefa difícil e cansativa. É comum se perder em detalhes como a ordem dos elementos, o uso correto de itálico ou negrito, e até mesmo na pontuação. Esse processo, frequentemente enfrentado em trabalhos acadêmicos, pode consumir tempo e causar frustrações. No entanto, o que muitos ainda não sabem é que o ChatGPT pode tornar essa tarefa mais simples e eficiente. Com essa ferramenta, basta fornecer as informações básicas das fontes utilizadas (como livros, artigos e sites), e ela retorna as referências já formatadas conforme as normas da ABNT. Isso elimina a necessidade de memorizar regras, economiza tempo e facilita a vida de quem está correndo contra o relógio.

O Prompt adequado

O ponto de partida é o “Prompt”. Ou seja: o comando que será dado à ferramenta. Tome um exemplo:

Crie uma referência para os sites a seguir, no padrão da ABTN. Considere que o acesso foi feito na data de hoje. Utilize a expressão “disponível em” e “Acesso em:” para os sites. Após, coloque em ordem alfabética. As referências são: Curso de Direito Internacional Público / Valerio de Oliveira Mazzuoli. – 12. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2019. Curso de direito intemaclonal privado / André de Carvalho Ramos. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018. Curso de direito internacional público / Carlos Roberto Husek. — 14. ed. — São Paulo :LTr, 2017. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm https://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13105.htm

O resultado obtido foi:

“Aqui está a referência organizada em ordem alfabética, no padrão da ABNT:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 22 nov. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13105.htm. Acesso em: 22 nov. 2024.

HUSEK, Carlos Roberto. Curso de direito internacional público. 14. ed. São Paulo: LTr, 2017.

MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Curso de Direito Internacional Público. 12. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de direito internacional privado. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.”

É possível utilizar a ferramenta para formatar também no padrão APA. Basta substituir no prompt o termo “ABNT”.

Dicas para um resultado impecável

Seja específico ao descrever a fonte. Quanto mais detalhes você fornecer, mais precisa será a referência gerada.
Sempre revise o resultado. Embora o ChatGPT seja altamente eficiente, pode haver particularidades que precisem de ajustes manuais. Nada substitui a supervisão humana!

Mãos à obra!

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CARVALHO, Helena Martins. Série ChatGPT acadêmico: como formatar sua bibliografia de acordo com a ABNT de forma fácil, rápida e precisa. Disponível em: https://revistadifatto.com.br/colunas/como-formatar-de-forma-facil-e-rapida-sua-bibliografia-de-acordo-com-a-abnt-por-meio-do-chatgpt-2/. Acesso em: 24/04/2025.