Minha jornada como professora com deficiência física motora

Categoria: Ciências Sociais Aplicadas Subcategoria: Educação

Este artigo foi disponibilizado diretamente pelo autor e ainda não passou por revisão editorial.

Submissão: 19/02/2025

Autores

Foto do Autor
PAOLA CARDOSO

Curriculo do autor: Estudante de letras língua portuguesa

Insira o texto exatamente como deseja que apareça na sua declaração. Se for aprovado pela revista, sua declaração sairá conforme pré-visualização abaixo

Resumo

Este artigo relata a experiência pessoal da autora como futura professora com deficiência física motora de Letras Língua Portuguesa a autora Compartilha seus desafios e conquistas ao longo de sua jornada acadêmica e profissional, destacando a importância da perseverança, determinação e inclusão .

Palavras-Chave

Deficiência física motora, educação, inclusão, perseverança, determinação, Letras Língua Portuguesa

Abstract

This article recounts the personal experience of the author as a future teacher with physical motor disability in Portuguese Language and Literature. The author shares her challenges and achievements throughout her academic and professional journey, highlighting the importance of perseverance, determination, and inclusion.

Keywords

Physical desability, education, inclusion, perseverance, determination, special education, language teachning

Durante muitos anos, enquanto estudante de ensino fundamental e médio, enfrentei inúmeros obstáculos que desafiaram minha *perseverança* e *determinação*. Essas experiências, embora desafiadoras, me permitiram desenvolver uma compreensão mais profunda das *barreiras* que os professores com *deficiência* enfrentam em sua prática docente……

Desafios e Obstáculos*
Quando decidi cursar a graduação em uma modalidade à distância, senti um misto de emoções. A *ansiedade* e o *medo* de não ser capaz de acompanhar o ritmo dos estudos se misturavam com a *determinação* de superar os obstáculos.

*Superando os Obstáculos*
Como professora com *deficiência física motora*, já havia enfrentado muitos desafios em minha carreira. No entanto, a ideia de estudar à distância me assustava. Eu me perguntava se seria capaz de acessar os *recursos*, de participar das *atividades* e de se comunicar com os professores e colegas de forma eficaz.

*Realizando o Sonho*
Mas, apesar dos medos, eu sabia que não podia desistir. Eu queria mostrar a mim mesma e aos outros que, mesmo com uma *deficiência*, é possível alcançar meus objetivos.

Chegar à etapa final do meu curso de Letras é um marco significativo em minha jornada. E é com imensa satisfação que posso dizer que, hoje, estou mais preparada do que nunca para conquistar meu espaço na sociedade como professora com *deficiência*.

*Conclusão*
Essa jornada não foi fácil, mas foi transformadora, E estou grata por todas as experiências, pelos desafios superados e pelas lições aprendidas ao longo do caminho.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PAOLA COSTA DA SILVA CARDOSO (ORCID 0009-0006-0326-6498) . Minha jornada como professora com deficiência física motora. Disponível em: https://revistadifatto.com.br/artigos/minha-jornada-como-professora-com-deficiencia-fisica-motora/. Acesso em: 17/09/2025.