Alimentação como ferramenta de inserção social

Categoria: Ciências da Saúde Subcategoria: Nutrição

Este artigo foi disponibilizado diretamente pelo autor e ainda não passou por revisão editorial.

06/02/2025

Autores

Foto do Autor
Moisés salgado do espirito santo

Curriculo do autor: MOISES SALGADO DO ESPIRITO SANTO Estudante de nutrição com grande interesse em promover a saúde e o bem-estar por meio de uma alimentação equilibrada. Possuo paixão por aprender e compartilhar conhecimentos, buscando sempre estar atualizado sobre as últimas tendências da área. Gosto de interagir com pessoas e acredito que a educação nutricional é fundamental para uma vida mais saudável e entender as politicas publicas para que todos tenham acesso a alimentos de qualidade e com igualdade.

Insira o texto exatamente como deseja que apareça na sua declaração. Se for aprovado pela revista, sua declaração sairá conforme pré-visualização abaixo

Resumo

Este estudo analisa a relação entre alimentação e inclusão social, abordando aspectos como políticas públicas, segurança alimentar e soberania alimentar. O objetivo é identificar estratégias eficazes que promovam a inclusão social por meio da alimentação, considerando os desafios no combate à desnutrição. As evidências indicam que a alimentação desempenha um papel essencial na redução das desigualdades e na promoção da cidadania.

Palavras-Chave

Nutrição. Saúde coletiva.

Abstract

For the development of this literature review, scientific articles, books, and government documents were selected through article databases and guides such as SciELO, PubMed, and the Dietary Guidelines for the Brazilian Population. Inclusion criteria such as relevance to the topic, year of publication, and academic impact were used. The analysis of the materials involved categorizing the studies into key themes and synthesizing the main findings.

Keywords

Nutrition. Public health.

MÉTODOS
Para a construção desta revisão de literatura, foram consultados artigos científicos, livros e documentos institucionais em bases de dados como SciELO e PubMed, além do Guia Alimentar para a População Brasileira. Os critérios de inclusão consideraram a relevância do tema, o ano de publicação e o impacto acadêmico. A análise dos materiais envolveu a organização dos estudos em categorias temáticas e a síntese dos principais achados.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. 156 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em: 06 fev. 2025.

VALENTE, Flavio Luiz Schieck. Fome, desnutrição e cidadania: inclusão social e direitos humanos. SciELO, São Paulo, 17 abr. 2008.

AGUIAR, Odaleia Barbosa de. Direito humano à alimentação adequada: fome, desigualdade e pobreza como obstáculos para garantir direitos sociais. SciELO, Rio de Janeiro, 10 jan. 2022.

BENJAMIN CONSTANT, Rio de Janeiro. Ano 21, n. 58, v. 1, p. 79-89, jan.-jun. 2015.

.

 

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SANTO, M. S. E. (ORCID 0009-0006-1627-8084) . Alimentação como ferramenta de inserção social. Disponível em: https://revistadifatto.com.br/artigos/alimentacao-como-ferramenta-de-insercao-social/. Acesso em: 24/04/2025.