Artigos

  • Como identificar possíveis acessos indevidos em smartphone: dicas e como se prevenir
    Categoria: Ciências da Informação Subcategoria: Tecnologia da Informação

    Este documento fornece uma breve descrição, bem como, a forma de inovar na busca pelo conhecimento popular em um aplicativo de streaming de vídeo mundialmente conhecido por YouTube®, onde diversos atores e personas com conhecimentos limitados e até expertises se fazem presente, para instruir, conceituar, opinar e dissertar diversas temáticas. Dentre elas, escolheu-se um tema muito pertinente no âmbito de nossa sociedade, ainda mais, quando invoca-se a discussão tecnológica. O método utilizado foi de pesquisa livre com a temática ou palavra-chave “celular monitorado”, como o resultado do universo da pesquisa não é evidenciado numericamente, optou-se por analisar os principais vídeos aplicando filtro contendo a partir de 1 (um) mil visualizações, independente de titularidade ou aporte de canal tecnológico. Tendo como os principais resultados apontados após análise e exclusão de 28 conteúdos de mídias. Tendo os principais resultados a inserção de códigos MMI, dicas de segurança e recomendação de perícia por especialista em segurança digital para a identificação de logs e demais resquícios de dados que possam ser captados e decodificados pelo profissional da área.

    Leia mais
  • Abordagens da justiça versus saúde sobre a violência sexual infantojuvenil no contexto amazônico – incidência de casos e prevalência situacional
    Categoria: Ciências da Saúde Subcategoria: Saúde Pública

    O artigo aborda a problemática da violência sexual, especialmente contra crianças e adolescentes, destacando as definições de exploração sexual, abuso sexual e assédio sexual conforme a OMS. Exploração sexual envolve o abuso de vulnerabilidades para fins monetários ou políticos, enquanto abuso sexual se refere a atos forçados ou ameaçados de natureza sexual. O texto também menciona as formas de violência, como prostituição forçada, tráfico sexual, pornografia infantil e outros. Estudos de caso, como o realizado em Manaus, revelam um grave quadro de exploração sexual infantil, com tráfico interestadual e internacional. Programas como a Rede Humanizada de Atendimento às Mulheres Agredidas Sexualmente e o Projeto Sentinela buscam mitigar essa violência, oferecendo suporte a vítimas. Dados de 2023 mostram um aumento significativo nos registros de estupros, com um alto índice de vítimas menores de 13 anos. A pandemia de COVID-19 exacerbou a vulnerabilidade infantil, tornando a detecção de abusos mais difícil até o retorno às escolas. A proposta do estudo visa identificar e analisar os dados sobre violência sexual no contexto amazônico, focando em Manaus. O projeto busca criar indicadores para melhorar a resposta dos serviços de saúde e justiça, com a produção de um e-book como resultado. O referencial teórico destaca a importância de legislações como a Lei Nº 13.431/2017, que estabelecem o Sistema de Garantia de Direitos. O estudo também aborda os desafios na formação de profissionais de saúde e segurança, como enfermeiros, e a importância da educação para a detecção precoce de abusos. Com uma metodologia qualitativa, a pesquisa utiliza dados documentais e institucionais para análise, com o objetivo de melhorar as políticas públicas e o atendimento a vítimas de violência sexual.

    Leia mais
  • Deepfake, práticas antigas, técnicas e ferramentas modernas – Uma reflexão sobre definições, conceitos e entendimentos
    Categoria: Ciências da Informação Subcategoria: Tecnologia da Informação

    Deepfakes, golpes modernos, práticas de séculos remotos e sem poder tecnológico. O uso da inovação tecnológica (IA – Inteligência Artificial), está ganhando força e popularidade, devido, aos altos golpes cibernéticos, em razão, por exemplo, de desvio de milhões de dólares de contexto empresarial. Agora, imagina no campo da política, onde o assunto versa sobre eleição presidencial nacional ou internacional, bem como, para os cargos de prefeituras, o limite não abrange fronteiras. Por isso, entender o que a mídia jornalística veicula, seu alto grau de impacto científico, os usos de abrangência tecnológica e de combate, como atuam no campo da cibersegurança, bem como, nas divulgações de boas condutas e medidas de segurança virtual, ajuda, mas não limita os ataques e as falsas informações e conteúdos digitais, enquanto veracidade e ética, além de quais ferramentas utilizarem para identificar e combater a desinformação do tipo “fake news e deepfake”.

    Leia mais