Artigos

  • Educação Inclusiva: Uma intervenção no serviço de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
    Categoria: Ciências Sociais Aplicadas Subcategoria: Educação

    O Presente relatório científico tem como título: Educação inclusiva: uma intervenção no serviço de atendimento educacional especializado de um aluno com TEA. Seu objetivo geral consiste em apresentar as ações e o contato que foram desenvolvidos no campo de observação numa escola do município de Manaus, bem como especificamente, elaborar um Plano Educacional Individualizado (PEI) e mostrar como as tecnologias assistivas auxiliam nas dificuldades do aluno com TEA. Faremos uma análise quantas práticas educacionais envolvendo a educação especial numa perspectiva inclusiva, trazendo aportes teóricos para fundamentar e ou confrontar tais práticas desenvolvidas. Os autores usados como base são: Alves (2006), Brasil (1994, 1996, 1998, 2004, 2007), Silva (2010), Walter (2017). Trata-se de uma metodologia básica, de forma qualitativa, tendo com objetivo exploratório com a utilização dos procedimentos bibliográficos, descritivo e observacional. Contudo, busca-se uma reflexão imparcial, a fim de, percorrer caminhos para conhecer a realidade.

    Leia mais
  • Educação e Tecnologia: O desafio da formação da Criança das séries iniciais na era digital
    Categoria: Ciências Sociais Aplicadas Subcategoria: Educação

    Esta monografia, “Educação e Tecnologia: desafios da formação da criança das séries iniciais na Era digital”, tem como principal objetivo analisar o uso das tecnologias como recurso pedagógico no processo de aprendizagem da criança nas séries iniciais, abordando, os diversos desafios e dificuldades que os educadores têm enfrentado para incluir seus alunos e suas metodologias no mundo tecnológico. Esse projeto permitiu observar como os professores das séries iniciais relacionam as tecnologias em sua prática docente e a falta de infraestruturas nas escolas. Mesmo com várias tecnologias de ponta, ainda existem professores com grandes dificuldades no gerenciamento do planejamento, o que dificulta o uso das tecnologias em sua prática. Por isso, essa pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: “O que é tecnologia?”, “As tecnologias educam?”, “Como utilizar as tecnologias na educação da criança?” “Em que medida as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) facilitam a aprendizagem?”, “Quais as tecnologias educacionais?” Dessa forma, como objetivos específicos esta pesquisa buscou relacionar tecnologia e educação, analisando as possibilidades de incluir as tecnologias na educação da criança, contextualizando sua importância nesse processo, como ferramentas aliadas ao ensino desde as séries iniciais, identificando a utilização das TICs e verificando de que forma ou se os professores as utilizam, concluindo assim a pesquisa. Esse estudo possui uma metodologia básica, de forma qualitativa, com objetivo exploratório e procedimento bibliográfico, descritivo e observacional. Dentre as bases teóricas estão: Pierre Lévy (1993 e 1999); Cláudia Lopes Pocho (2009); Robson Pequeno de Sousa; L. R. G Alves (2001); Mercado (2002); Cysneiros (2000); Vieira Pinto (2005); Warschauer (2006); (Rodrigues, 2001); Vygotsky (1998); Piaget (1973), entre outros. Nessa pesquisa, nos debruçamos na densa compreensão da relação entre Educação e Tecnologia e nas questões do processo de ensino e aprendizagem com a utilização das TICs no processo educativo.

    Leia mais