Artigos
-
Revisão integrativa de literatura sobre a sífilis congênita
Categoria: Ciências da Saúde Subcategoria: Enfermagem
Introdução: As infecções sexualmente transmissíveis são um problema de saúde pública que gera consequências em outros âmbitos da sociedade, como a sífilis congênita, que é causada pela transmissão do agente Treponema pallidum ao feto via placentária e tem elevada taxa de óbito. Apesar da gravidade, o diagnóstico pode ser realizado no pré-natal, reforçando a importância deste cuidado. Objetivo: Identificação e aprofundamento do conhecimento sobre sífilis congênita, ressaltando a atenção básica de saúde para prevenção, diagnóstico e tratamento. Materiais e métodos: Revisão integrativa da literatura sobre sífilis congênita baseada em artigos científicos das bases Pubmed, Scielo e Órgãos de Saúde Pública. Foram utilizados os seguintes descritores: IST, sífilis, sífilis congênita, gestação, recém-nascidos, consequências, tratamento e penicilina. Resultados: A sífilis congênita é causada pela transmissão vertical da bactéria na gravidez ou pelo contato do recém-nascido com as lesões maternas e tem a patogenicidade dependente da nutrição, ambiente e resposta imunológica do hospedeiro. Seu diagnóstico é feito ainda na gestação por testes treponêmicos e não treponêmicos e o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, na gestante, no parceiro e futuramente no recém-nascido, interrompendo a cadeia de transmissão e prevenindo novos casos. Conclusão: Muitos são os desafios para o controle ideal da sífilis congênita, ainda existindo um número alto de mortes infantis e abortamentos.
Leia mais -
Revisão integrativa de literatura cuidado de suporte em oncologia
Categoria: Ciências da Saúde Subcategoria: Enfermagem
Objetivo: avaliar as evidências científicas sobre como está sendo desenvolvido o cuidado paliativo oncológico no cenário mundial. Método: estudo de revisão, para o qual foram percorridas as seguintes etapas: identificação do tema, da questão de pesquisa e do objetivo da revisão, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, seleção dos estudos, e as informações a serem extraídas dos artigos, análise e discussão dos resultados. A busca foi na base Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), com descritores ?câncer? and ?cuidados paliativos?. Resultados: totalizando 113 artigos, evidenciou-se que o cuidado paliativo em oncologia é desenvolvido nas situações de câncer avançado, predominantemente no fim da vida e no processo de morrer e morte. Conclusão: é imprescindível que a filosofia de cuidado paliativo seja incorporada pelas instituições, academia e serviços de saúde, por meio da formação e da educação permanente dos profissionais, para atender as pessoas que têm doença avançada e sua família.
Leia mais -
Prevenção de agravos e tratamentos de úlceras diabéticas
Categoria: Ciências da Saúde Subcategoria: Enfermagem
A Diabetes Mellitus é caracterizada como uma síndrome metabólica de origem multifatorial, causada pela produção inadequada de insulina no pâncreas, resultando em hiperglicemia. Nesse contexto, a úlcera diabética é uma das principais complicações da doença, sendo caracterizada por infecção, ulceração e/ou perda de tecidos moles, decorrente de alterações neurológicas e da presença de doença arterial periférica nos membros inferiores. O objetivo deste estudo foi identificar as ações de prevenção de úlceras diabéticas, além de descrever as principais formas de tratamento. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, utilizando como fontes de dados a Biblioteca Virtual em Saúde, o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, a Base de Dados de Enfermagem e o Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. A amostra final foi composta por nove artigos que atenderam ao objetivo proposto para a revisão, selecionados após leitura e análise dos títulos e resumos de 71 artigos encontrados na primeira etapa de busca e seleção. A partir da análise dos artigos, foram identificadas importantes ações realizadas pelos enfermeiros na prevenção e tratamento de úlceras diabéticas, tais como a higiene e inspeção dos pés, ações educativas em saúde e o incentivo à adesão ao tratamento medicamentoso para o controle da doença, entre outras.
Leia mais