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  • Intersecções da Psicanálise com a Neuropsicopedagogia no Processo de Ensino-Aprendizagem
    Categoria: Ciências Sociais Aplicadas Subcategoria: Educação

    Este artigo é oriundo dos estudos sobre as intersecções da Psicanálise com a Neuropsicopedagogia e as suas potenciais contribuições ao processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista um campo vasto para a compreensão aprofundada dos processos educativos. A Neuropsicopedagogia tem como base o entendimento dos mecanismos cerebrais para o processo de aprendizagem, com vistas à reabilitação e prevenção de possíveis dificuldades e transtornos nos indivíduos. A teoria psicanalítica nos ensina que as relações estabelecidas com os outros, em especial na primeira infância, moldam a subjetividade e influenciam as formas de interagir com o mundo. Os estudos psicanalíticos enfatizam a importância do afeto nas relações humanas e no processo de aprendizagem. Em um ambiente de aprendizagem que valoriza o afeto, os alunos se sentem mais seguros para explorar novas ideias, cometer erros e aprender com eles. Na educação, a Psicanálise lembra-nos que cada aluno é único e possui suas próprias necessidades e ritmos de aprendizagem. A relação professor-aluno, segundo Wallon, é um elemento central no processo de ensino-aprendizagem. A afetividade presente nessa relação influencia diretamente o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno a partir de um ambiente escolar que investe nas emoções, nas necessidades individuais e nas relações interpessoais. Essas ações contribuem para um processo de aprendizagem mais significativo e prazeroso. Nessa perspectiva, ao adentrarmos na teoria de Freud, e refletirmos sobre a relação professor-aluno, o que nos remete à transferência, se considerarmos que o educando projeta em seu docente, emoções, sentimentos e expectativas de outras figuras importantes em sua vida, como familiares e ídolos. Além disso, para a Psicanálise, o inconsciente exerce uma influência poderosa sobre o comportamento humano, inclusive no processo de aprendizagem. Os medos, ansiedades e defesas inconscientes podem tanto facilitar quanto dificultar a aquisição de novos conhecimentos. Nessa vertente, a Escuta Ativa e Empática e a técnica da Associação Livre são recursos que podem agregar à construção do vínculo profissional-cliente. Para a elaboração do trabalho, realizou-se o levantamento bibliográfico oriundos de livros, artigos e revistas acadêmicas, com vistas a explicitar as intersecções e contribuições na educação da Psicanálise com a Neuropsicopedagogia. Como resultado, emergiu que o processo de escuta tanto na terapia psicanalítica como no atendimento neuropsicopedagógico tem potencial para estimular o autoconhecimento e o empoderamento do sujeito e a Associação Livre pode contribuir para a verbalização de traumas e angústias inconscientes que reverberam nas emoções e na construção do conhecimento pelo indivíduo.

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