Professores com deficiência em sala de aula

Categoria: Ciências Sociais Aplicadas Subcategoria: Educação

Este artigo foi disponibilizado diretamente pelo autor e ainda não passou por revisão editorial.

Submissão: 12/02/2025

Autores

Foto do Autor
PAOLA CARDOSO

Curriculo do autor: Estudante de letras língua portuguesa

Insira o texto exatamente como deseja que apareça na sua declaração. Se for aprovado pela revista, sua declaração sairá conforme pré-visualização abaixo

Resumo

Minha jornada educacional foi marcada por desafios e conquistas. Como ex-aluna de ensino fundamental e médio e atual estagiária, percebi a importância de uma educação inclusiva e acessível. Como professora com deficiência física motora, quase formada no ensino superior, estou ansiosa para começar minha carreira e contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Palavras-Chave

1. Educação inclusiva 2. Deficiência física motora 3. Ensino fundamental e médio 4. Estágio 5. Professora 6. Ensino superior 7. Inclusão social 8. Acessibilidade 9. Autonomia 10. Empoderamento

Abstract

1. Inclusive Education 2. Physical Motor Disability 3. Elementary and High School Education 4. Internship 5. Teacher 6. Higher Education 7. Social Inclusion 8. Accessibility 9. Autonomy 10. Empowerment

Keywords

1. Inclusive Education 2. Physical Motor Disability 3. Elementary and High School Education 4. Internship 5. Teacher 6. Higher Education 7. Social Inclusion 8. Accessibility 9. Autonomy 10. Empowerment

Professores com deficiência na sala de aula

1. Paola Costa da Silva Cardoso 

Minha Jornada como Futura Professora de Letras

Desde o ensino fundamental, a língua portuguesa sempre foi uma paixão minha. No entanto, foi durante o ensino médio, ao ter aulas de língua portuguesa com literatura, que meu interesse pela língua se aprofundou. Aos 16 anos, comecei a escrever poemas, e minha participação em um sarau de poesia foi o estopim que me fez mergulhar ainda mais na língua portuguesa.

Além da minha paixão pela língua portuguesa, outro fator que me levou a escolher essa área foi a vontade de ajudar os outros. Eu me lembro de que, quando era criança, meu avô não sabia escrever o próprio nome. Isso me fez perceber a importância da educação e da alfabetização. Eu queria ajudar meu avô e outras pessoas a ler e escrever, a ter acesso ao mundo da leitura e da escrita.

No entanto, minha jornada não foi fácil. Como pessoa com deficiência motora, eu enfrentei vários desafios em minha jornada educacional. 

Muitas pessoas se perguntavam como alguém com deficiência motora poderia lidar com as demandas de uma sala de aula, ou como poderia escrever no quadro ou realizar outras tarefas que são consideradas essenciais para um professor.

 

 

 

 

 

Apesar dos desafios contínuos, eu continuei a estudar e me dedicar para alcançar meus objetivos. Eu desenvolvi estratégias para superar as barreiras físicas e atitudinais, e eu busquei apoio de professores, amigos e familiares que acreditavam em mim.

Hoje, posso dizer com orgulho que estou terminando meu curso de Letras em Língua Portuguesa. É um momento de grande realização e satisfação, especialmente considerando todos os desafios que eu enfrentei ao longo do caminho.

Mas minha jornada não termina aqui. Se Deus permitir, eu irei fazer meu mestrado e doutorado, continuando a buscar conhecimento e a se desenvolver como professora e pesquisadora. Estou ansiosa para continuar a aprender e a crescer, e para compartilhar meu conhecimento e experiência com outros.

Espero que minha história possa inspirar outros a superar seus próprios obstáculos e a alcançar seus objetivos. Acredito que, com determinação

 e dedicação, é possível superar qualquer desafio e alcançar o sucesso.

 

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PAOLA COSTA DA SILVA CARDOSO (ORCID 0009-0006-0326-6498) . Professores com deficiência em sala de aula. Disponível em: https://revistadifatto.com.br/artigos/professores-com-deficiencia-em-sala-de-aula-2/. Acesso em: 14/12/2025.