História , Cultura e Educação: Sociedade e Educação.
Autores
Resumo
É uma grande satisfação participar dessa jornada de aprendizado e troca de experiências, durante todo o processo de análise em conjunto de informações que pudessem abrir novos horizontes desenvolvendo uma percepção mais apurada a maneira de pensar sobre o tema, problemas como de violência, conflitos sociais, escolares, bullying e cyber bullying, são reações decorrentes de conhecimentos que foram de alguma maneira desligados no momento de transmissão da educação cultural familiar e do meio ao qual pertence o indivíduo. A participação efetiva desse processo de aprendizagem tem como objetivo descrever o processo evolutivo da sociedade é apresentada as mudanças na sociedade e o desafio de manter-se fiel ao aprendizado é de extrema importância ter a consciência de que as pessoas precisam acompanhar, dessa forma adaptar e sobreviver ao processo. Vou esclarecer que apesar da dificuldade apresentada sobre o assunto procuro enfatizar o processo de transformação da sociedade a capacidade de desenvolver e gerar novos conhecimentos. Entre as diferentes linhas apresentadas destacamos a cultura a educação e a subjetividade na sociedade contemporânea. A formação do conhecimento que possibilita a interação e troca de experiências entre os indivíduos que regem o mesmo meio e que reforçam o sucesso individual e social por meio de conhecimentos transmitidos durante centenas de gerações. De acordo com Jean Piaget, ele propõe que o conhecimento é adquirido de acordo com o meio em que de vive, ou seja, está em constante transformação. “os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.” Jean Piaget
Palavras-ChaveEducação- sociedade - cultura
Abstract
It is a great pleasure to participate in this journey of learning and exchanging experiences, throughout the process of joint analysis of information that could open new horizons, developing a more refined perception of the way of thinking about the subject. Problems such as violence, social conflicts, school conflicts, bullying and cyber bullying are reactions resulting from knowledge that was somehow disconnected at the time of transmission from the cultural education of the family and the environment to which the individual belongs. The effective participation in this learning process aims to describe the evolutionary process of society. It presents the changes in society and the challenge of remaining faithful to the learning. It is extremely important to be aware that people need to keep up, thus adapt and survive the process. I will clarify that despite the difficulty presented on the subject, I seek to emphasize the process of transformation of society and the capacity to develop and generate new knowledge. Among the different lines presented, we highlight culture, education and subjectivity in contemporary society. The formation of knowledge that enables interaction and exchange of experiences among individuals who govern the same environment and that reinforce individual and social success through knowledge transmitted over hundreds of generations. According to Jean Piaget, he proposes that knowledge is acquired according to the environment in which one lives, that is, it is in constant transformation.
Keywordseducation - society - culture
Conviver com tantas mudanças e evoluções da qual a sociedade vem sendo palco mudanças que impactarão no caráter social nos levam a buscar o que há diferencia das demais para entender como novas mudanças vem ocorrendo cada vez em um espaço de tempo menor. Precisamos refletir sobre nossa história evolutiva, hoje vivemos em uma realidade complexa e seus reflexos contribuíram para um desenvolvimento centrado por meio das formas padronizadas utilizado como base para o desenvolvimento de novas habilidades de como aplicar informação na tomada de decisões uma evolução predominante sobre o sistema social de paradigmas mais latentes entre as gerações. Os valores sociais que enfatizam a diversidade, antes é importante entender o que significa o conhecimento uma definição proposta por Piaget, diz que:
“ Segundo Peaget o conhecimento não está no sujeito-organismo, tampouco no objeto-meio, mas é decorrente das contínuas interações entre os dois.”
O objetivo deste projeto esta na capacitação de profissionais da educação as técnicas revolucionarias de cientistas como Jean Piaget, mesclando com novos modelos de metodologias e experiências adquiridas para eficácia de ensino e conectividade com os educandos trazendo a realidade do meio em que vive para a escola , aonde poderá te o apoio necessário e acolhimento já que as escolas são um segundo lar aos alunos, pois são nelas que eles vivem metade de sua vida. Sendo um recurso que diferencia o aprimoramento diz os seus conhecimentos com o tempo esta contribuição geram o progresso da evolução um aspecto que dificilmente se chega a um consenso é como mensura tá esse valor a mudança sempre esteve presente e por vezes representou e representa o próprio desenvolvimento passa por uma conceituação dos modelos mentais refletindo na própria mudança de atitude e costumes da mesma maneira que a sociedade se desenvolve as pessoas precisam acompanhar a velocidade em que as mudanças têm acontecido exigindo cada vez mais flexibilidade e adaptação ao novo cenário. No entanto vivemos a realidade em que muita informação e o aumento das expectativas são alterações vivenciadas desde pequenos a mudança impulsiona nada por fatores do ambiente externo interno interferem na criação de novos padrões de comportamento impulsionados por um agente de mudança que auxilia na criação de situações nas quais os novos valores atitudes e comportamentos serão apropriados provocando um efeito contínuo i ininterrupta pela gerações quais envolve muitas vezes mudanças culturais e comportamentais como resultado da aprendizagem contínua.
Um dos grandes desafios é o entendimento do processo de mudança não planejada e minimizar essa reação automática do ser humano qual está a frente ao processo de mudança e é importante entender que as pessoas podem ficar inseguras e até resistentes na percepção de problemas potenciais futuros aparentemente desconsiderados pelos agentes de mudança. É quase que instintivo percebermos que possuímos o conhecimento necessário para resolver qualquer problema se refletirmos sobre toda essa revolução e mudança que está impactando a realidade alterando profundamente valores hábitos e costumes há muito tempo estabelecidos e criando uma revolução sobre a inversão de valores. Todas essas mudanças que tem afetado a sociedade que por sua vez luta para trazer de volta valores subjugados como fracos e sem importância para uma geração que se intitula autossuficiente com imposições de suas próprias regras e direitos.
É preciso refletir essa visão, só assim poderemos avançar nos resultados na transformação da sociedade para garantir resguardar e valorizar nosso identidade educação cultural transformando essa informação dispersa em um verdadeiro patrimônio do conhecimento. Qual retém e valoriza todo o aprendizado adquirido entre as gerações muito pouco se sabe em qual momento se deteriorou na sociedade, porém, com a recorrência e força a qual vencer alastrando transformando o certo em errado vice-versa dificulta ainda mais a conexão com o aprendizado negligenciando e erguendo barreiras para que não consigamos aproximar e desenvolver o que essa nova geração nega. A desvalorização do passado e a cultura de uma região que se perde diante as gerações futuras, lições que poderia estruturar na solução dos problemas cotidianos e futuros. As pessoas que possuem ligação entre as gerações passadas são extremamente conscientes do poder do desenvolvimento de um conhecimento pessoal no qual estabelecemos nossa maneira de ver e a realidade reafirmando nossos compromissos com a verdade sobre o que é certo e o que é errado muitas vezes não somos conscientes do impacto que o conhecimento repassado entre as gerações possui e o quanto ele influencia sobre o nosso comportamento torna-se necessário desenvolver a capacidade de refletir a forma como entendemos o mundo e como agimos a capacidade de aprender novas habilidades no decorrer do tempo é a chave para a realização das mudanças nas quais podem ser baseadas de interpretações de casos já passados e transmitir esse conhecimento às gerações futuras se trata de edificar e um incentivar promovendo uma conduta fundamental para o desenvolvimento do convívio não é um livro de receitas mas virtudes em um processo de reforço reconhecidos na sociedade promovendo uma orientação de longo prazo as pessoas precisam ser capazes de aprender a estimular as gerações futuras em passar seus conhecimento tá diante embora a base desse aprendizado esteja nos princípios passados estes não são suficientes e os aprendizados do dia a dia complementam e abrangem nosso saber e caráter isso significa desenvolver a capacidade de pensar de forma livre por suas próprias experiências o desenvolvimento desse tema contém todos os valores culturais que norteiam o passar das gerações e que mantém a disciplina e privilégios do bem geral sustentado pelas ideias já vividas conceber e praticar prepara-nos para a solução de novos e velhos desafios que vem se arrastando pelo tempo.
“a vida só pode ser compreendida olhando se para trás mas só pode ser vivida olhando para frente” Kierkegaard
Transmitir esse conhecimento às gerações futuras se trata de saber identificar e incentivar a compreender fatos históricos culturas presente e futuro a compreensão desse conhecimento torna as pessoas mais eficazes na evolução histórica na medida em que busca descobrir como estabelecer relações entre o passado presente e futuro as competências básicas são os valores ensinamentos receitas uma infinidade de riqueza contida em uma determinada cultura e passado por gerações é nesse momento que criamos percepções que podem variar muito de acordo com o que nos foi ensinado em nossas experiências do dia a dia é importante atentar pelo fato de que eu desenvolvi mento desses padrões são considerados de relacionamentos fatos de comunicação produzidos por ações de pessoas sobre essa perspectiva existe uma via dupla de transição entre o que consideramos certo ou errado que pode perdurar por longo tempo pode mudar de modo significativo no decorrer do tempo.
Nas últimas décadas a palavra mudança também se envolve no ambiente familiar consequentemente aonde se constrói no subconsciente referências que pudessem levar à formação de reconhecimento aonde as gerações futuras poderiam procurar eles mesmos compreender e resolver problemas baseados no que aprenderam é muitas vezes trocado pela tecnologia que tanto aproxima e que infelizmente também distancia, atualmente existe muita informação de uma só vez o que atrapalha no convívio na interação familiar o aprendizado de hoje se torna tão irresistível a um visor que vão se perder nos valores culturais centrando no hoje e agora mostrado pela internet, algo que facilita tanto ao adquirir um conhecimento saudável de informações a nível global da educação dessa geração conectada que cresce tendo o mundo em suas mãos e que muitas vezes é mal utilizada induzindo nossos jovens a solidão assistida, ignorância ao que é certo e errado, exposição a crenças medíocres, distanciamento familiar e social e que os torna mais suscetíveis a manipulação e a doenças mentais como a depressão,etc
A metodologia baseia-se no estímulo ao aprendizado assistido a criatividade e a inovação que está fortemente associada a melhorias de algumas práticas que são comuns a comunicação voltada para a experimentação para a inovação e para a busca de desafios diferentes oportunidades para o estabelecimento de contatos interpessoais como forma de desenvolver e assimilar o conhecimento a informação contribuir para bases estimular a diversidade e desenvolvimento pessoal e profissional uma vez que priorizar e reconhecer os valores da aprendizagem o bom uso da tecnologia e uma cultura acessível a informação é importante destacar que apesar de simples essas práticas exigem uma mudança fortemente de investimento de tempo e dedicação para que possa servir de referência para as demais pessoas e sociedades de forma em geral é necessário compreender que esse processo ocorre diante 3 dimensões cultura educação e subjetividade quais elas influenciam diretamente e impactando fortemente na sociedade esses elementos são gerados por uma base composta de crenças princípios e posturas a qual nos transforma em uma sociedade civilizada. Esse tipo de educação familiar estimula um ambiente contínuo de novos conhecimentos aonde o indivíduo utiliza como base ensinamentos transmitidos em sua infância e até mesmo experiências vividas por ele ou outras pessoas, nas quais ele consequentemente irá utilizar para solucionar os problemas do cotidiano. Aonde indivíduo se enxerga como parte da sociedade e agente de mudança.
Essa educação permanente se reconstrói com base em aprendizagem conjunta e vivenciada, não existe uma receita mágica ou um método que seja melhor que outro a questão é dedicar-se encontrar as ações que mais se aproximam das características culturais que possam verdadeiramente contribuir para a melhoria por ser um processo contínuo e sistemático de melhoramentos consiste em práticas e comunicações é um processo de descoberta e compreensão constantes. A adaptação e aprimoramentos que garantem a evolução, interpretar e tomar decisões que possam promover a melhoria em um contexto social e individual. Para que a pessoa consiga se desenvolver é preciso compreender as bases que regem a sociedade e que vise ensinar as gerações futuras os conhecimentos adquiridos em sua ampla vivência. Observando esta realidade somente a educação pode garantir esse desenvolvimento que é a capacidade de mudar e de aproveitar as oportunidades criando condições para que cada pessoa possa viver e conviver de forma harmoniosa e respeitosa aonde a capacidade de se relacionar entender o outro será decisiva ao assumir a responsabilidade para representar seu papel na sociedade na absorção de conhecimentos relativos aos costumes e experiências dos mais velhos o mais importante é reconhecer a necessidade reflexão para que as pessoas consigam orientar as gerações futuras em constante transformação. Certamente esses resultados serão a médio e longo prazo sendo assim buscamos garantir que no processo contínuo de evolução da sociedade não se perca os valores quais ajudaram a gerações passadas a sobreviver e se adaptar as mudanças do mundo. Desta forma a informação que temos hoje é imensa e depende de todo um contexto o ser humano é um ser social irracional precisa de uma sociedade vivendo de transição de aprendizado e para sobreviver necessita desenvolver constantemente depois um ambiente saudável o prepara emocional e psicologicamente em diversos níveis de conhecimento complexos principalmente como fonte de aprendizagem contínua e por meio dessas ações ele se transforma também em um agente transformador para o meio em que vive e gerações futuras. Uma vez que somos os herdeiros da história dos que nos precederam no tempo e assim como deixaremos aos que vierem depois de nós estudar história é buscar um conjunto de informações que se torna reflexão de acontecimentos e compreender encontrados razões que compõem um buscam muito mais do que só memórias assim como entender os fatos e o contexto histórico características comuns crises e cultura as estruturas que rodeio a política economia a sociedade a cultura é uma forma de reação para validar o caráter perante os problemas e reconhecer as 2 faces de uma mesma história a necessidade de ocupar e restaurar uma convivência marcada pela violência e pelo preconceito aonde formas de resistência são a ética e a cidadania mudanças provocadas para uma visão otimista do conhecimento os conflitos as lutas uma sociedade que sobre o domínio de conflitos internos na tentativa de iniciar a formação de doutrinas aonde acontecimentos ocorreram fundamentados em experiências frustrantes é isoladas quais forças conservadoras em um contexto social desenrola o desfecho de estratégias de controle social e produção cultural que regra a civilização a normalidade perspectivas em questões sociais aonde desmandos e embates das transformações culturais que pregavam a moralização da vida se aproximava dos anseios da população cujas raízes estavam em experiências passadas um movimento envolvendo causas de preconceito violência a moralização do errado proponho mais que nunca o fortalecimento do caráter sobre permitir analisar como e o que é certo e errado o que é ético e o que é aceitável pela sociedade para solucionar o impasse e criar propostas que envolvam responsabilidade social e morais tendo por princípio a observação da vida por meio de uma percepção mais abrangente que possibilite não perder a identidade da sociedade como civilizada.
“o conhecimento não é predeterminado pela hereditariedade; não é predeterminado nas coisas que nos rodeiam – em conhecer as coisas ao seu redor, o sujeito sempre acrescenta algo a elas.”
Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)
PONZIO,FERNANDA (ORCID 0009-0003-7229-0609) . História , Cultura e Educação: Sociedade e Educação.. Disponível em: https://revistadifatto.com.br/artigos/historia-cultura-e-educacao-sociedade-e-educacao/. Acesso em: 17/12/2025.
